5 tendências para o setor de segurança pública
Os brasileiros são o povo com mais alto grau de medo da violência, segundo dados do Global Peace Index (GPI) de 2021. Contudo, esse é um cenário que está prestes a mudar. Com a popularidade da inteligência artificial, o setor de segurança eletrônica vem se tornando cada dia mais capaz de criar novas estratégias a fim de alcançar o modelo ideal de cidades inteligentes.
O termo ‘cidades inteligentes’ é designado aos municípios que adotam soluções inovadoras de segurança, proporcionando ambientes com harmonia entre inclusão social e soluções urbanísticas.
Vídeos analíticos: Sistemas de monitoramento contínuo com vídeos analíticos capazes de realizar uma análise em tempo real do que está sendo filmando. O item é capaz de acompanhar a movimentação de um indivíduo, identificar ações bruscas, como uma ameaça com arma ou faca, e sinalizar ao policial. A partir da imagem aproximada, o responsável poderá decidir entre iniciar uma ocorrência ou descartar o aviso.
Drones:
Acompanhamento de ocorrências, mapeamento de movimentação, perseguição de suspeitos e ampla visualização de pontos estratégicos da cidade são apenas alguns dos benefícios da utilização de drones à segurança pública. Ao receber um alerta distante, o policial consegue enviar o equipamento para fazer o acompanhamento da ação sem precisar se locomover, resolvendo algumas ocorrências à distância.
Semáforos inteligentes: Capazes de contabilizar o número de veículos que cruzam uma região em determinada hora do dia, os semáforos inteligentes permitem manter uma via aberta pelo tempo necessário para estabilizar o fluxo, evitando congestionamentos em horários de pico. Além disso, o equipamento oferece leitura de placas, controle de rotatividade e rastreamento de veículos.
Iluminação inteligente: A iluminação inteligente é um dispositivo tecnológico criado para facilitar a realização de algumas ações remotamente, como aumentar ou diminuir a luminosidade da lâmpada quando necessário. Além disso, ela é capaz de aprender com o ambiente e entrar em modo ‘economia de energia’ nos horários com baixo – ou nenhum – fluxo de pessoas, reduzindo os custos públicos municipais.
Totens de segurança:
Com uma presença robusta e imponente, sistema de giroflex e canal de comunicação em tempo real, que permite interação entre cidadãos e responsáveis pelas forças de segurança municipais, os totens atuam como um módulo policial 24h, otimizando o policiamento ostensivo em pontos-chave da cidade. Além disso, os totens contam com um conjunto de câmeras em 360 graus para monitoramento integral e simultâneo do perímetro e podem ser programados para emitir mensagens de áudio educativas e informativas em alta potência.
fonte: Revista Segurança Eletrônica