Você sabia que com algumas medidas simples, você consegue melhorar a segurança no condomínio em que mora? Por isso, preparamos uma lista com várias rotinas que aumentam a segurança no condomínio, que geralmente são suficientes para evitar situações de risco.
Dessa forma, você garante mais segurança para a sua família e para os outros moradores do condomínio em que você mora.
Quer saber mais sobre algumas rotinas simples que aumentam a segurança no condomínio? É só conferir até o final do conteúdo!
Cuidados ao passar por portas
Uma das táticas mais utilizadas por pessoas mal-intencionadas para entrar em condomínios é justamente entrar de “carona” junto com moradores. Por isso, se você não conhece a pessoa que está pedindo para você segurar uma porta aberta ou para utilizar o seu cartão de acesso, não corra esse risco.
Pois, mesmo que possa ser um morador, não vale a pena colocar em risco a sua família e a dos outros moradores por manter uma porta aberta para um estranho. Além disso, sempre que passar por uma porta, certifique-se de que ela está fechada corretamente, impedindo a entrada de pessoas não autorizadas.
Cuidados ao passar pelos portões
Outra rotina bem simples que aumenta a segurança no condomínio é abrir o portão apenas quando você estiver bem próximo a ele. Dessa forma, você passa com o carro e já fecha o portão assim que passar, evitando que outras pessoas consigam entrar junto com você.
Outro cuidado com os portões que podem evitar várias situações problemáticas é simplesmente conferir o entorno. Se notar alguma movimentação estranha perto dos portões ou algum carro ligado perto da entrada, a melhor opção é contactar a portaria antes de tentar abrir os portões.
Atenção para caronas
Caso você se depare em uma situação na qual alguém está pedindo carona para dentro do seu condomínio, a melhor opção é contactar a portaria para saber se a pessoa realmente é um morador.
Mas, caso você não se sinta confortável em perguntar, a melhor opção é evitar dar carona, falando que ainda não está indo para casa e que não vai ser possível ajudar. Pois, é possível que a pessoa queira entrar de carona no condomínio para furtar ou roubar algum dos moradores.
Utilize o botão do pânico
Muitos condomínios disponibilizam os chamados botões do pânico, que acionam a segurança do condomínio simplesmente ao apertar um botão. Esses botões geralmente são colocados em interfones, elevadores e em outros dispositivos.
Por isso, caso você se sinta desconfortável com alguém que entrou junto com você e que você não conhece, uma boa opção é utilizar o botão do pânico. Com isso, você evita entrar em confronto direto com uma possível pessoa mal-intencionada e garante que a segurança possa ajudá-lo.
Nesses casos, o mais recomendado é apertar o botão de forma discreta e sair do elevador em outro andar, garantindo que a pessoa não saiba o seu endereço real.
Agora você já sabe mais sobre as rotinas de segurança que aumentam a segurança no condomínio. Por isso, tudo que você precisa fazer é entrar em contato com a nossa equipe e contar com as nossas soluções para melhorar a segurança no seu condomínio.