Você sabia que o reconhecimento facial está se tornando uma tendência para o controle de acesso em condomínios? O que antes parecia
apenas um sonho nos filmes de ficção científica, agora é bastante popular e vem se tornando cada vez mais acessível. Por isso, vamos explicar tudo que você precisa saber sobre a tecnologia e as vantagens de se ter um acesso por reconhecimento facial no seu condomínio.
É só conferir até o final do conteúdo que preparamos.
Como funciona o reconhecimento facial
O reconhecimento facial é feito com a análise das imagens armazenadas no banco de dados, conferindo as informações físicas de cada face. Ou seja, o reconhecimento facial em condomínios funciona de forma parecida com o que já temos em celulares atualmente.
Porém, ao contrário da tecnologia encontrada em celulares, o reconhecimento facial utilizado em condomínios é mais preciso e mais rápido: Efetua o reconhecimento em apenas 0,02 segundos identificando traços como distância entre os olhos, o comprimento do nariz, o formato do queixo, da mandíbula e etc.
Nos condomínios, o reconhecimento facial é feito por um leitor facial que deve ser integrado ao software de controle de acesso. Neste software são encontradas todas as informações de moradores, bem como de visitantes e prestadores de serviços.
Ou seja, basta informar todos os seus dados uma única vez e depois apenas usar o leitor facial para reconhecê-lo e liberar o seu acesso ao condomínio.
Como o reconhecimento facial se tornou popular
O reconhecimento facial se tornou popular, principalmente em condomínios, pela praticidade. Após fazer o cadastro uma única vez, é possível acessar o condomínio apenas com a leitura da face.
É uma ótima opção, por exemplo, para idosos que têm dificuldades com a tecnologia. Além disso, com o acesso facial não é preciso usar senhas e nem tags, as quais podem ser facilmente esquecidas, ou no caso das tags, perdidas.
Ou seja, além de mais praticidade para moradores de todas as idades, você garante também mais segurança no acesso ao condomínio.
Vantagens e desvantagens do reconhecimento facial em condomínios
Usar o reconhecimento facial em condomínios é uma forma de tornar o acesso de moradores, visitantes e prestadores de serviços mais prático e eficiente. Além disso, com o controle de acesso por reconhecimento facial, não é necessária a presença de porteiro físico durante todo o dia, diminuindo também os custos com colaboradores para o condomínio.
Outra vantagem é que o reconhecimento facial funciona tanto para condomínios residenciais quanto em edifícios comerciais, sendo uma ótima opção para otimizar o acesso.
Já são várias as vantagens para um único produto! E dá pra acreditar que tem apenas uma desvantagem? O sistema só funciona com acesso à internet, mas como os condomínios em grande maioria já possuem pacote de internet para as áreas comuns, essa desvantagem é praticamente inexistente.
Agora é só escolher a melhor solução para as suas necessidades e entrar em contato com a nossa equipe!