Atualmente, uma das maiores preocupações de pessoas que moram em condomínios ou trabalham em locais com diversos pontos de acesso é a segurança. Com o apoio da tecnologia, os monitoramentos ficaram ainda mais fáceis, mas também trouxeram uma dúvida: há diferença entre a portaria virtual e a portaria remota?
Embora tenham nomes bem parecidos, e ambas sejam monitoradas utilizando tecnologia, é preciso saber a diferença entre elas para definir qual será a mais vantajosa para a aplicação em um determinado ambiente. Neste artigo, você poderá diferenciá-las e, também, conhecer um pouco mais sobre os benefícios de sua aplicação.
Portaria virtual: mudando a portaria tradicional
A portaria virtual, também conhecida como portaria digital, é uma nova técnica que reinventa o conceito clássico de um porteiro real ou oficial de segurança na entrada de uma propriedade. Por meio da tecnologia, é possível trazer mais segurança e proteção para os condomínios.
Em vez de ter uma presença humana no local, a portaria virtual usa tecnologia avançada para gerenciar e restringir a entrada nas instalações, como câmeras de vigilância por vídeo, sistemas de intercomunicação e software de controle de acesso. Isso aumenta, ainda mais, a confiança dos moradores no local onde moram e em sua administração.
Como ela funciona?
Os principais pontos do funcionamento de uma portaria virtual são:
- Quando os visitantes ou entregadores chegam à porta, eles pressionam o botão do interfone;
- A chamada é enviada automaticamente para uma estação de monitoramento distante, que geralmente é operada por pessoal de segurança;
- A identificação do visitante é verificada pela equipe de segurança por meio de comunicação de áudio e vídeo ao vivo;
- Se o visitante for aprovado, os profissionais de segurança concedem acesso remoto abrindo a entrada ou portão.
Portaria remota: controle de acesso avançado
Por outro lado, o controle remoto é uma ideia maior que se estende além dos pontos de entrada de uma propriedade. Implica o uso de tecnologia de ponta para regular o acesso a diferentes partes de uma propriedade, como estacionamentos, elevadores e instalações e, consequentemente, traz um maior controle da segurança local.
Embora os recursos de portaria virtual possam ser usados em uma portaria remota, é uma solução mais abrangente que vai além da entrada apenas. Seus recursos podem ser acessados de qualquer lugar, dando maior controle para as pessoas responsáveis pelo gerenciamento da segurança.
Como ela funciona?
Os principais pontos do funcionamento de uma portaria remota são:
- Em toda a propriedade, métodos de controle de acesso, como chaves eletrônicas ou verificação por smartphone, são usados;
- Residentes ou trabalhadores autorizados entram em locais designados usando suas credenciais digitais;
- Gerentes de propriedade ou profissionais de segurança podem monitorar remotamente os logs de acesso e gerenciar a autorização do usuário.
Principais diferenças entre os dois modelos
Conheça, abaixo, quais são as principais diferenças entre portaria virtual e portaria remota.
Aplicação
A portaria virtual concentra-se inteiramente nos pontos de entrada de uma propriedade, garantindo a entrada segura e a triagem dos hóspedes. A portaria remota tem uma abrangência maior, limitando o acesso a diversas regiões do imóvel, bem como gerenciando os pontos de entrada.
Presença humana
Não há presença humana física no local com a portaria virtual ou remota. Os visitantes são monitorados remotamente por profissionais de segurança. Esse controle, feito remotamente, ainda pode incluir equipe de segurança no local, mas eles trabalham em conjunto com a tecnologia para gerenciar o acesso com eficiência.
Integração tecnológica
Tecnologia avançada, como vigilância por vídeo e sistemas de controle de acesso, são usados em portaria virtual e remota. Por outro lado, o controle remoto geralmente envolve uma integração mais ampla dessas tecnologias em toda a propriedade, fazendo com que a vigilância seja mais completa.
Benefícios da aplicação da portaria virtual
Dentre os benefícios que podem ser mencionados sobre a portaria virtual, temos uma aplicação barata em relação à contratação de toda uma equipe de segurança. Além disso, ela também permite o gerenciamento seguro e eficiente do acesso e entrega de visitantes, diminuindo os riscos.
Adequado para complexos residenciais, pequenas empresas e locais comerciais com poucos pontos de entrada, a portaria virtual é um recurso tecnológico indispensável para a proteção de funcionários e moradores.
Benefícios da aplicação da portaria remota
A portaria remoto oferece uma série de recursos de controle de acesso e monitoramento para as mais diversas áreas dentro de uma mesma propriedade. Além disso, ela também permite o gerenciamento do acesso remoto, o que facilita a observação de permissões e resposta a possíveis incidentes.
A sua aplicação é mais indicada para comunidades residenciais, edifícios de escritórios e estabelecimentos comerciais com muitos pontos de acesso.
A opção ideal de portaria é determinada pelas necessidades e tamanho específicos da propriedade. Independentemente da opção, incluir esses sistemas de segurança modernos é um investimento prudente que oferece um ambiente mais seguro, mais controle de acesso e maior tranquilidade para proprietários, ocupantes e visitantes.