A segurança é uma preocupação que está muito presente no dia a dia de brasileiros, especialmente para aqueles que moram em condomínios. Com a constante entrada e saída de moradores e visitantes, é importante ter um bom sistema de monitoramento, responsável por cuidar da proteção de todos.
Para que a tranquilidade de todos os moradores seja garantida, é necessário investir em sistemas de controle de acesso. Por meio deste artigo, vamos abordar a importância dessa tecnologia, todos os benefícios que ela traz e quais são as melhores práticas para que a sua implementação seja um sucesso.
Por que é importante ter controle de acesso em condomínios?
Atualmente, é importante utilizar a tecnologia a seu favor, especialmente quando o assunto é segurança. Por meio do controle de acesso, é possível adquirir uma medida eficaz para evitar que qualquer pessoa não autorizada tenha acesso a algum local, especificamente ao condomínio, o que garante a preservação da integridade dos condôminos.
Com esse controle de acesso, é possível que os moradores, os funcionários e, também, os visitantes possam obter uma permissão para entrar no local, desde que estejam devidamente identificados e com permissão, impedindo o acesso a estranhos. Isso garantirá a perpetuação da segurança dos moradores, além da preservação do patrimônio.
Quais são os benefícios do controle de acesso para condomínios?
A segurança de todos os moradores de um condomínio é, sem dúvida alguma, a principal prioridade dos proprietários. No entanto, para que isso seja possível de se manter, é necessário investir em tecnologia e implementar novos sistemas de monitoramento.
Por isso, confira quais são os benefícios do controle de acesso para condomínios.
Restrição de acesso
Um dos principais benefícios de implementar o controle de acesso está na restrição de acesso para as pessoas que frequentam o condomínio. Afinal, com a implantação da tecnologia naquele ambiente, é possível saber quem foram as pessoas que entraram ou saíram do local, mantendo a segurança e a proteção dos moradores.
Monitoramento eficaz
O monitoramento também se torna mais eficaz a partir de uma gestão integrada com câmeras. Dessa forma, um monitoramento eficiente é iniciado, com imagens de todas as pessoas que entraram no condomínio, além daquelas que circularam por determinados ambientes, com marcação de hora e data.
Registro de dados
O registro de dados também é um ponto muito positivo para todas as pessoas que lidam com um sistema de segurança como esse. É por meio dele que todas as entradas e saídas do condomínio são registradas, entregando um histórico completo e assertivo das pessoas que estiveram no local, o que facilita possíveis investigações.
Organização
Com esse sistema de controle de acesso, é possível obter um registro preciso de horários de entrada e de saída dos funcionários, de entrega de mercadorias e acesso de prestadores de serviços. Isso garantirá uma maior organização para o condomínio e também facilitará a gestão das atividades do dia a dia.
Como implementar um sistema de controle de acesso?
Implementar um sistema de controle de acesso para condomínios é fácil, desde que alguns passos sejam seguidos. Confira quais são eles e como colocá-los em prática nos tópicos abaixo.
Escolher o melhor sistema
O primeiro passo é avaliar todas as necessidades do condomínio e escolher o melhor sistema para ele. É preciso verificar a frequência da entrada e saída de moradores, além da quantidade de vezes em que serviços de entregas são prestados ao local, garantindo uma melhor autonomia.
Atualmente, com uma grande quantidade de tecnologias disponíveis no mercado, é de extrema importância que os sistemas sejam pesquisados com cautela, evitando uma aquisição inadequada. Dê prioridade para opções que ofereçam cartões de proximidade, biometria, senhas e reconhecimento facial.
Avaliar as necessidades
Assim como foi dito anteriormente, é indispensável que um sistema de controle de acesso seja escolhido a partir das necessidades de um condomínio. Seus proprietários terão uma melhor condição de avaliar que necessidades são essas. Por isso, uma lista deve ser feita para uma avaliação mais ampla.
Alguns fatores também podem ser levados em consideração para ajudar na hora da decisão, como, por exemplo, o tamanho do condomínio, o fluxo de pessoas, os pontos de entrada e saída e os horários que apresentam um maior movimento de moradores, visitantes e distribuidores.
Treinar e conscientizar
Um ponto importante, que poucas pessoas pensam quando se fala de controle de acesso para condomínios, é o treinamento e conscientização. Os funcionários do ambiente precisam saber manusear a nova tecnologia, bem como os moradores, que precisam ser alertados acerca dessa implementação.
Por meio de uma reunião, é possível mostrar a todos quais serão os benefícios da utilização desse novo recurso tecnológico como, por exemplo, a segurança de todos os residentes. Demonstrar o funcionamento e incentivar a disseminação dessa implementação podem ser estratégias válidas para uma maior aceitação.
Fazer boas instalações
A instalação também é uma etapa extremamente importante para qualquer implementação tecnológica. Afinal, esse novo sistema está sendo implementado para garantir a segurança de todos os funcionários e moradores do condomínio, exigindo um pouco mais de atenção para que todas as áreas estejam devidamente monitoradas como o previsto.
O ideal é buscar por empresas que já estejam familiarizadas com esse tipo de tecnologia para que ofereçam bons equipamentos, assim como um bom serviço de instalação dos equipamentos. Assim, todos podem sair ganhando com a adoção dos novos meios tecnológicos.
Garantir a manutenção
Por fim, é indispensável que a manutenção desse tipo de tecnologia seja garantida. Um sistema de controle de acesso vai exigir um pouco mais de cuidado para que seu funcionamento saia como o previsto. Verificações periódicas dos equipamentos serão necessárias, assim como atualizações de softwares.
Qualquer falha ou necessidade de reparo deve ser registrada para garantir um bom funcionamento do sistema e o cumprimento dos benefícios oferecidos.
Investir em um sistema de controle de acesso para condomínios é indispensável para que a segurança e a tranquilidade dos moradores sejam garantidas. Por meio de uma implementação adequada, torna-se possível restringir o acesso de pessoas não autorizadas e acompanhar o fluxo local com mais precisão.