Utilizar grupos de pessoas por meio do aplicativo Whatsapp já economizou muitos avisos de elevador, interfones de avisos e reuniões demoradas. Saber utilizar as soluções tecnológicas pode ser sinônimo de boa comunicação e agilidade, mas é sempre bom lembrar de algumas dicas.
Como usuário do aplicativo de conversas, muitas vezes sou adicionado em diversos grupos com interesses comuns. Confesso que coloquei grande parte destes grupos no modo silencioso. Mas por quê? Geralmente algumas razões se destacam e elas estão relacionadas às responsabilidades. Segue abaixo algumas dicas:
- Administrador do Grupo, assim como no ambiente físico do condomínio, no ambiente virtual é prudente que sejam estipuladas regras. Como este grupo é reservado para avisos e recados, deve-se deixar claro para os membros que mensagens não relacionadas, vídeos e áudios não relacionados ao assunto e as populares “correntes” são proibidas. Para a manutenção da utilidade deste tipo de meio, é necessário que o administrador cumpra seu papel, ou seja, administre.
- Já para os membros, ainda que a regra não seja clara e não proíba você de enviar conteúdos diversos para o grupo, lembre-se do bom senso. Antes de encaminhar qualquer mensagem, pergunte-se se ela é relevante para o funcionamento do condomínio.
- De forma geral, o aplicativo deve ser utilizado para mensagens rápidas, recados e outros comunicados menos complexos. Longas discussões e argumentações são impróprias para acontecer em um grupo. Grande parte dos membros que não estiverem participando do debate vão simplesmente ignorar todo o conteúdo.
- Lembre-se que, as mensagens enviadas para o grupo são coletivas. Muitos assuntos podem ser melhor tratados com uma mensagem direta ao destinatário. Assim, se você tiver um assunto para tratar com o morador X, encaminhe a mensagem diretamente a ele.
- Mensagens enviadas em horários não comerciais são geralmente impróprias. É possível que o envio seja mau interpretado pelos participantes. Portanto, caso você tenha alguma reclamação relacionada ao condomínio, e caso seu síndico concordar, encaminhe a mensagem diretamente para ele e evite que mais pessoas sejam envolvidas no problema.
#FicaDica
Escrito por: Arnon Tillmann