Quando se trata de crianças a segurança tem que ser redobrada. Confira práticas seguras que devem ser adotadas em condomínios.
Deixe as portas trancadas
Sem dúvida deixar as portas trancadas é essencial em qualquer residência. Com crianças deve ser regra. Você também pode apostar em alternativas como as fechaduras automáticas que só abrem com a inserção do código numérico ou com impressões digitais cadastradas.
Garagens
Garagens não são ambientes seguros para crianças, com risco de atropelamentos e também liberando acesso para as crianças passarem pelo portão sem o consentimento dos responsáveis. Mantê-los longe dessas áreas no momento de lazer é o melhor caminho para evitar qualquer gravidade.
Vistoria e manutenção de playgrounds
A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) possui a NBR 16071-7:2012 a qual dispõe sobre regras para inspeção, manutenção e utilização dos playgrounds para crianças. Tais normas técnicas devem ser seguidas a fim de evitar acidentes envolvendo essa estrutura que é de responsabilidade do condomínio.
Piscinas
Crianças sem o acompanhamento dos responsáveis não podem ter acesso a piscina. O ideal é manter a área da piscina isolada, com comunicação visual reforçando as regras de segurança.
Janelas, parapeitos e sacadas
Telas de proteção são sempre seguras e devem estar instaladas nessas áreas citadas acima por profissionais certificados, usando materiais resistentes à tração e ressecamento.
Elevadores
Crianças com menos de 10 anos não podem ter acesso ao elevador desacompanhas de um responsável. Em muitos casos a criança não tem altura ou discernimento suficiente para acionar o botão de alarme em caso de emergência.
Escadas
Muito além de obstruir a passagem de outros moradores, este também não é um local adequado para brincadeiras, devido ao risco de quedas graves.
Esse conteúdo foi útil para você? Continue nos acompanhando.
Criancas pequenas nem sempre sao vistas pelos motoristas o que pode causar acidentes ate mesmo fatais. Se seu filho tem menos de 10 anos, nao permita que circule sozinho pelo condominio. Como sao curiosos, qualquer descuido pode resultar em acidentes. Por isso e importante tomar algumas medidas para garantir a seguranca (principalmente) das criancas pequenas nos apartamentos.