O conceito de portaria remota tem ganhado um maior destaque nos últimos anos, especialmente em condomínios residenciais e comerciais. Graças à evolução da tecnologia, é possível usufruir de ferramentas como essas, que trazem mais qualidade de vida e, também, segurança para moradores e funcionários.
A solução também pode trazer outras comodidades, como a redução de custos operacionais e a proteção da estrutura do condomínio. Por meio deste artigo, iremos explorar todos os benefícios da portaria remota e traremos um guia completo sobre a sua implementação de maneira simples e fácil.
Antes de mais nada: o que é portaria remota?
Este tipo de tecnologia nada mais é do que um sistema de segurança capaz de substituir a presença de um porteiro no local de monitoramento. É como um grande painel que pode exercer diversas funções por conta própria, garantindo a segurança e a organização do local para todos os moradores.
Com a utilização de diversos recursos, como câmeras, interfones e dispositivos de acesso, torna-se possível ter um controle e fazer o gerenciamento de acesso de pessoas e veículos de um modo totalmente remoto. Isso garante maior autonomia e, também, permite um amplo monitoramento para que nada saia do controle dentro do condomínio.
Com a portaria remota, os moradores poderão se identificar e liberar a própria entrada ou a de visitantes por meio de aplicativos ou pelos seus celulares. No meio disso tudo, uma equipe especializada irá acompanhar e tomar todas as providências necessárias para a situação em tempo real.
Como implementar a portaria remota?
Alguns elementos e etapas são necessários para a implementação da portaria remota. Conheça, abaixo, quais são eles e como colocá-los em um condomínio.
Faça a avaliação das necessidades do condomínio
Antes de mais nada, é necessário pesquisar e selecionar uma empresa que seja especializada em portaria remota e que traga um bom histórico dentro do mercado. Faça pesquisas acerca de sua reputação, os serviços oferecidos e, se possível, realize visitas aos condomínios onde essa tecnologia já foi adotada.
Realize planejamentos detalhados
Lado a lado com o fornecedor que foi escolhido para prestar o serviço, é importante realizar um planejamento com o máximo de detalhes possível. Sendo assim, é importante definir todas as etapas do processo, treinar a equipe do condomínio, estabelecer prazos e informar os moradores acerca de todas as mudanças que irão ocorrer dali em diante.
Instale bons equipamentos
Instalar bons equipamentos é uma parte fundamental da implementação da portaria remota. Afinal, serão esses aparatos que irão fazer o controle, registro e fiscalização de tudo o que acontece dentro do condomínio. Câmeras, interfones, leitores biométricos e dispositivos de acesso devem possuir muita qualidade para garantir a segurança do condomínio e diminuir os custos com manutenções e reparos.
Realize treinamentos e conscientize
Por fim, é importante, também, realizar o treinamento com a equipe do condomínio para que todas as pessoas estejam familiarizadas com a utilização de um novo sistema. A conscientização entre os moradores deve ser trabalhada a fim de explicar as vantagens da portaria e como ela pode ser usada na rotina.
Benefícios da portaria remota
Existem muitos benefícios envolvidos na portaria remota. Além de trazer muita segurança, há outros elementos que podem ser determinantes na decisão de implementar esse tipo de tecnologia. Conheça, abaixo, alguns deles para tirar todas as dúvidas acerca dessa ferramenta indispensável.
Segurança em dobro
Um dos benefícios em maior evidência desse tipo de tecnologia é a segurança reforçada. Afinal, o sistema possui uma série de câmeras capaz de realizar o monitoramento de todas as partes do prédio. Além de trazer a efetividade da proteção, também há a oferta da sensação de conforto dentro do próprio condomínio.
Outro ponto importante, necessário de mencionar, é que a própria equipe de monitoramento possui um treinamento especializado para conseguir lidar e identificar situações de risco, sendo capazes de acionar algum órgão de segurança caso haja a necessidade. Assim, todos os moradores ficarão em paz no local onde residem.
Custos reduzidos
Outro ponto que também pode interessar aos donos do local, e também aos moradores, é a redução de custos. Afinal, ao implementar uma portaria remota, há a possibilidade de trazer uma menor quantidade de gastos. Sendo assim, por consequência, o valor do condomínio pode ser mais barato.
A redução de despesas se dá pela diminuição no número de funcionários e de encargos trabalhistas associados a eles, como, por exemplo, o vale-alimentação. A longo prazo, isso trará uma economia acima do normal para o condomínio, possibilitando, também, bem-estar financeiro para todos.
Comodidade para os moradores
Uma das maiores preocupações para aquelas pessoas que moram em condomínios está, justamente, na necessidade de viver em um local tranquilo, que ofereça recursos o suficiente para que o dia a dia não traga grandes problemas. Sendo assim, com a implementação da portaria remota, a comodidade se torna uma prioridade.
Com a implementação dessa tecnologia no local, é possível permitir que os moradores autorizem a entrada de seus convidados de uma maneira muito mais simples e prática, sem a necessidade de se locomover até um determinado espaço do condomínio. A autorização é repassada por meio de um aplicativo ou dispositivo móvel.
Controle de dados
Por fim, ainda há um benefício que reforça ainda mais a segurança do condomínio: o controle de dados e o registro de acessos. Por meio de um sistema automatizado, é possível manter um registro de todas as pessoas que passaram pelo local, com data, hora e, até mesmo, a imagem do indivíduo.
Geralmente, quando esse trabalho é feito de forma manual ou com direta intervenção humana, há grandes chances de algo passar sem que se perceba. No entanto, com essa funcionalidade da portaria, há um auxílio para situações de investigação, monitoramento interno e, também, ajuda a garantir segurança e transparência.
Implementar a portaria remota em condomínios acaba trazendo a representatividade da evolução em questões de segurança. Além disso, essa tecnologia pode oferecer maior praticidade e economia tanto para os moradores quanto para os proprietários. Ao seguir as etapas anteriormente mencionadas, o condomínio estará no caminho certo para o sucesso.