Protec

  • Home
  • Sobre nós
  • Segmentos
    • Segurança Empresarial
    • Segurança Condominial
    • Segurança para Construtoras
  • Produtos e Serviços
    • Portaria Remota
    • Segurança Eletrônica
    • Controle de Acesso
    • Gestão de Acesso e Segurança
    • Câmeras de segurança, Sensores e Alarmes
    • Assistência técnica 24h
  • Blog
  • Controle e Tag
  • Contato

Como a Segurança Eletrônica pode te deixar mais inseguro.

Como a Segurança Eletrônica pode te deixar mais inseguro.

by Protec Soluções / quinta-feira, 11 julho 2019 / Published in Segurança

Todo mundo quer ter uma câmera instalada em casa para poder acessar no celular, ou mesmo poder armar e desarmar o alarme por ele e fazer inveja para o cunhado mala, mas e daí? Isto realmente te deixa mais seguro?

Infelizmente serei eu o portador das más notícias. Você poderá passar a sofrer de um problema bem mais grave, a “Sensação de segurança”, o que em muitos casos pode ter um efeito reverso, onde você passará a dar colocar toda a sua confiança nos equipamentos instalados, e acaba dando menos atenção aos detalhes mais importantes. Já explico isso, mas antes preciso contextualizar um ponto indispensável.

A grande maioria dos sistemas de Segurança (seja Eletrônica ou mesmo Humana) não tem a capacidade de evitar uma ocorrência. Eles apenas inibem a ação do “meliante” através da diminuição das oportunidades expostas.

Existe uma teoria muito difundida na segurança que se chama Triângulo do Crime, a qual teve origem na Teoria da Atividade Rotineira, desenvolvida por Lawrence Cohen e Marcus Felson. A Teoria da Atividade Rotineira afirma que um crime ocorre quando uma vítima em potencial e um provável criminoso se convergem no mesmo lugar e tempo, sem a presença de um guardião capacitado. Este guardião pode ser um elemento de prevenção técnico ou mesmo operacional. Em resumo, para um crime ocorrer basta o criminoso encontrar sua vítima em um local desprotegido. Na Teoria Triangular do Crime os elementos mudam um pouco, mas a consumação do crime continua sendo quando os 3 elementos se encontram no mesmo local e tempo. Os elementos do Triângulo do Crime são: Indivíduo Motivado (criminoso), Técnica (do criminoso) e Oportunidade (deixada pela vítima). Não vou me estender muito sobre esta teoria, pois tornaria este artigo muito extenso. No devido tempo, publicarei mais sobre ele. Vou resumir da seguinte forma: O único vértice deste Triângulo do Crime que está sob o controle da possível vítima, no caso todos nós que somos pessoas de bem, são as oportunidades. Isto é, temos que criar meios de prevenir o crime, diminuindo com isso a motivação do criminoso e gerando uma dificuldade técnica para ele.

Agora vem a moral da história.

Não basta instalar um alarme ou câmeras em casa, comércio, indústria e continuar tendo hábitos inseguros.

Os sistemas de segurança irão dificultar tecnicamente a ação do criminoso, mas a sua segurança dependerá também das suas ações no dia-a-dia. Pois você não consegue agir sobre a Motivação e Técnica do criminoso.

Aquela falsa “Sensação de Segurança” que comentei antes, muitas vezes leva a cometermos ações totalmente inseguras e que podem criar uma oportunidade maior ainda para o criminoso.

Vou exemplificar. Já ouvi várias clientes, moradores de condomínios horizontais dizerem que não irão instalar um sistema de segurança em casa pois o condomínio tem um vigilante 24 horas ou mesmo porque o condomínio possui um sistema de câmeras ou alarme. Ou mesmo de moradores de apartamentos que não trancam a porta de entrada, pois o prédio tem sistema de segurança. Estas soluções não diminuem sua necessidade de se proteger também.

Um sistema de segurança bem projetado deve abranger vários anéis de segurança, porém o último e mais importante elemento é o próprio indivíduo. O qual deverá estar ciente de suas responsabilidades para se manter seguro.

Recentemente elaborei um projeto para um Sistema de Câmera urbano e na reunião falei para os diretores da Associação. “Orientem seus filhos a não ficarem andando na rua de cabeça baixa olhando o celular.” Não é necessário gerar pânico, mas é imprescindível estarmos atentos.

Penso que sempre devemos projetar sistemas para proteger principalmente a integridade física e moral do indivíduo, e não apenas seus bens materiais. As empresas de segurança antes mesmo de pensarem em proteger os bens de seus clientes, precisarão ser consultoras de segurança e não apenas vendedoras de equipamentos e serviços.

Procure sempre profissionais com experiência comprovada e que se preocupem mais com você do que com seu dinheiro.

Por Vagner Camilo – https://vagnercamilo.com.br/

  • Tweet
Tagged under: assistência 24 horas, blumenau, câmerar de vigilância, Câmeras de Segurança, cerca elétrica, empresas de segurança, empresas de segurança em blumenau, escolta a distância, interfonia, monitoramento eletrônico, portaria remota, portões eletrônicos, protec, Protec Monitoramento, Protec Portaria, santa catarina, segurança, segurança 24 horas, segurança para condomínios, segurança para empresas, segurança patrimonial, sensor de barreira, sistemas de alarme, soluções de segurança

About Protec Soluções

What you can read next

4 MOTIVOS PARA NÃO PERDER ESTE EVENTO
STJ decide que condomínio pode proibir locação por Airbnb
Case de sucesso: Empresas de Blumenau investem em Monitoramento Eletrônico

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TOP