Durante muito tempo pensei que os problemas de ética estivessem muito longe da minha realidade. Talvez Florianópolis, onde está o Governador. Ou ainda mais longe: Brasília – certamente a corrupção deve circular por lá.
De um tempo pra cá, apesar de continuar preocupado com a figura geral, passei a acompanhar as atividades que estão aqui pertinho, especificamente aquelas onde consigo agir de alguma forma. Acredito que este é um bom exercício para o leitor.
Vou contar como vale a pena (especialmente no bolso) prestar atenção nos detalhes.
Para escrever o conteúdo do blog é preciso participar de fóruns, ler comentários, ver vídeos e verificar informações. Nessas idas e vindas de pesquisas e leituras muitos comentários tem me assustado muito!
“Fala que é emergência e não faz os orçamentos.”
“Não precisa ser tão rígido na concorrência, é só escolher a mais barata.”
“Lá no prédio contratamos com um conhecido que sabe instalar e cobrou bem menos que a empresa.”
Tive que escrever este texto para deixar claro algumas coisas que alguns moradores podem deixar passar batido: transparência e ética servem para tudo na nossa vida, não só para políticos.
Saber que em 2018 ainda existem condomínios que não realizam o processo de concorrência da forma correta é assustador. Quer saber por quê?
Colocar as melhores empresas para disputar o serviço prestado ao seu prédio é uma vantagem gigante para O SEU CONDOMÍNIO que não pode ser desperdiçada! É aqui que surgem as vantagens, as diferenças entre valores, conhecimentos sobre garantias e manutenções e outros aspectos da compra que vão fazer com que seu condomínio faça de fato uma boa compra.
É sempre bom lembrar que para ser um morador ativo que utiliza plenamente os seus direitos, você deve estar em dia com suas responsabilidades.
- Frequência nas assembleias. Você determina o seu nível de envolvimento, mas o local correto para discussões e tomadas de decisões é a assembléia.
- Vá preparado, as pessoas que serão ouvidas são as que têm dados, números e contribuições reais. Reclamações desacompanhadas de sugestões geralmente são ignoradas.
- Caso você note problemas ou tenha suspeitas, busque participar de conselhos ou de grupos que analisam e fiscalizam as decisões tomadas no condomínio. Todos ganham quando pessoas capacitadas ocupam estes cargos e espaços tão importantes.
Aquele contrato fechado com o amigo, com o amador e com o desconhecido pode custar caro amanhã. Falta de manutenção, instalações defeituosas e produtos sem garantias podem ser a pauta da próxima reunião se a concorrência for mal feita.
Conheça as melhores empresas da sua cidade. Mais que lembrar da PROTEC quando o assunto é segurança, é interessante que todos os pontos sejam EFETIVAMENTE comparados e que todos possam verificar com os próprios olhos as vantagens de contratar com os melhores.
Empresas boas no que fazem não tem medo de competir e mostrar suas vantagens, portanto suspeite de qualquer serviço prestado em seu condomínio que não tenha sido transparente e aberto para consultas dos moradores interessados.
Portanto, na próxima vez que alguma coisa soar estranho ou faltar transparência no seu dia a dia, invista seu tempo para olhar os detalhes. Tenha certeza que os detalhes durante a concorrência são a certeza de um bom negócio para todos do condomínio no futuro.
Arnon Tillmann