Saber como se comportar em redes sociais e no ambiente virtual em geral se tornou habilidade essencial. Mais que etiqueta, muitas vezes este comportamento pode garantir a nossa própria segurança!
Separamos 8 dicas para que você navegue na internet com mais segurança e responsabilidade!
- Cuidado com computadores públicos. Utilizar computadores de universidades, internet cafés e LAN Houses pode ser um grande risco! Os seus dados e as suas senhas podem estar sendo monitoradas sem a sua autorização por terceiros, então fique ligado.
- Utilize as opções de segurança avançadas. Você sabia que pode ativar a identificação via SMS via celular? Assim ninguém vai conseguir acessar indevidamente a sua conta, mesmo que consigam a sua senha.
- Compartilhar informações e fotos da família em modo público pode ser arriscado. Se o conteúdo da foto identificar crianças, lugares ou hábitos de sua família e estiver em modo público, podem ser informações utilizadas contra você. Portanto, antes de compartilhar qualquer coisa, verifique quem terá acesso à informação no futuro.
- Os seus dados de navegação muitas vezes são comercializados entre empresas, isso quer dizer que informações sobre o seu comportamento são vendidas ou trocadas. Verifique os termos e políticas dos sites que você frequenta para ter certeza que concorda com eles.
- Cuidado com o que você compartilha, parte das notícias que passam em sua linha do tempo podem ser falsas. Antes de apertar o botão compartilhar, verifique se a fonte que postou a informação realmente merece a sua confiança. Espalhar histórias falsas pode pegar mau para você.
- Não desrespeite outros usuários. Injúrias, calúnias e difamações são crimes que você pode cometer ingenuamente, imaginando que o espaço virtual não tem consequências. Lembre-se, todos os anos diversas pessoas são processadas por este tipo de comportamento. Fique fora desta!
- Cuidado com redes públicas de internet. Criminosos em áreas urbanas já utilizam redes Wi-Fi abertas para interceptar os dados de usuários desavisados. Na dúvida, evite conectar até mesmo seu celular neste tipo de rede!
- Desconfie de descontos absurdos. Golpistas usam marcas e lojas famosas para aplicar crimes virtuais até mesmo nas redes sociais. É como o ditado ensina: quando a esmola é demais, até o Santo desconfia.
Esperamos que com essas dicas você consiga desviar das pessoas mau intencionadas e garantir uma boa experiência virtual!
Escrito por: Arnon Tillmann