Pasmem, a porta da frente de seu prédio é o lugar predileto dos invasores! Por muitas vezes, invasões de bandidos acontecem pela porta da frente ou pelo portão de veículos com consentimento distraído dos próprios moradores. Esse tipo de situação de distração é a oportunidade que faltava para um potencial assaltante entrar no seu prédio.
Com a portaria à distância, alarmes, câmeras e demais itens de segurança instalados, esses visitantes indesejados certamente vão passar longe do seu prédio, mas caso você não esteja com todas as soluções operando em seu condomínio, temos algumas dicas complementares.
Separamos 5 dicas de pequenas atitudes seguras para você implementar em seu prédio:
1. IDENTIFIQUE-SE – A porta principal de seu condomínio deve ser tratada com seriedade. A solicitação de identificação é um hábito que deve ser sagrado em seu condomínio. A portaria à distância não permite que pessoas indesejadas coloquem sequer um pé para dentro de seu condomínio. Esqueça a velha frase “deixa que eu abro a porta para você”;
2. AVISE – Vai chegar uma encomenda? Dando uma festa? Alguém vai prestar um serviço em seu apartamento? Deixe as pessoas que cuidam da segurança de seu prédio bem informadas. Assim, além de evitar bloqueios indevidos, vão poder demonstrar para possíveis invasores que aquele prédio sabe exatamente quem entra e quem sai. Ao programar estas atividades, deixe claro à empresa de segurança sempre qual tipo de encomenda que você espera. Não espera nada e alguém quer entrar? Desconfie e, qualquer suspeita, entre em contato com a central de segurança!
3. VERIFIQUE – Chegou cansado do trabalho, de carro? Ao entrar de carro pelo portão, sob QUALQUER suspeita de um possível invasor, mesmo que não tenha certeza, acione o botão de pânico; Deixe que os profissionais treinados da empresa de segurança verifiquem os perigos no seu lugar.
4. CONHEÇA – Seu vizinho não precisa ser seu melhor amigo, mas vale a pena ter o hábito de conhece-los. Caso você perceba que um morador conhecido seu entrou com alguém muito suspeito, cumprimente-o e faça perguntas que tenham relação aos dois. Caso as respostas sejam vagas ou o suspeito mostro atitudes estranhas, avise a empresa de segurança, seu prédio pode estar sendo invadido!;
5.QUESTIONE – Dentro de seu prédio, você tem essa liberdade. Sempre pergunte. Não tenha medo de questionar ao ver algo estranho em seu condomínio. Viu um desconhecido em alguma área que ele não poderia estar sozinho? Faça perguntas relacionadas ao conhecimento do condomínio e quem ele procura. Não dê margem para violações de segurança.
Cumprir com os procedimentos de segurança e ter cuidado com o que é seu é o que garante o ambiente livre de violência.
Compartilhe essas dicas com seus amigos do condomínio, divulgar informação também faz parte do protocolo!
Texto escrito por: Arnon Tillmann