Por onde começamos…
Ter a capacidade de construir um ambiente de convivência agradável foi o que garantiu que a nossa espécie sobrevivesse durante milhares de anos, mas parece que perdemos essa capacidade. Você já deve ter pensado, ou até sonhado, com um condomínio perfeito e nesse texto vamos falar sobre 4 atitudes consideradas fundamentais para o sucesso do seu sonho.
Respeito.
Vamos estabelecer algumas premissas: todas as pessoas que você já conheceu tem ao menos uma opinião com a qual você pode concordar. É essencial que você encontre esses pontos em comum com as pessoas com as quais você convive para construir coisas maiores a partir daí.
É claro que divergências vão aparecer, e é nesse momento que você deve lembrar do respeito. Tentar diminuir alguém ou parecer mais inteligente que os outros geralmente não leva a nada. Literalmente, se o seu objetivo nas discussões for este, você não quer construir o condomínio perfeito.
Escute, respeite e só ao final, se for o caso, exponha sua opinião diferente. Assim os colegas de condomínio vão ver você como alguém que quer contribuir e não como uma pessoa que quer impor sua opinião.
Pode ser cansativo no começo, mas quando você ver os resultados vai valer a pena!
Dialogo.
Uma vez que as pessoas estão em um ambiente de respeito, é possível iniciar o diálogo.
A capacidade de duas ou mais pessoas sentarem e construírem resultados positivos para uma organização é fantástica! É assim que grandes empresas resolvem os seus problemas, e não tem porquê ser diferente no seu prédio.
Vamos lembrar de algumas regrinhas sobre esta ferramenta:
- Se a conversa é sobre o comportamento de uma pessoa e essa pessoa não foi convidada para o diálogo, algo não está certo. Enfrente as questões de frente, mesmo que não seja a solução mais confortável para você.
- Os grupos devem estar representados. As crianças fazem muita bagunça na área comum? Não chame elas apenas na hora do sermão. Pergunte a elas como elas gostariam que o ambiente fosse, afinal, elas também fazem parte dele!
- Notou que a conversa não está sendo respeitosa? Você tem o poder de parar a discussão e aguardar um momento melhor para conversar. Ofensas só pioram a situação.
- Regularidade é fundamental. Aumente a frequência das conversas e mantenha a pauta recheada de assuntos relevantes para todos.
Dicas simples que muitas vezes ignoramos por pura preguiça!
Propósito.
Objetivos em comum tem uma grande capacidade de juntar pessoas. O seu condomínio sabe onde quer chegar?
Faça algo diferente, na próxima reunião você pode propor uma dinâmica que de abertura para que todos coloquem um pedaço de seus sonhos nos objetivos do condomínio.
Sabendo o que todos esperam do condomínio é possível construir um planejamento conjunto e apresentar para todos. Assim você garante que vai agradar a maior parte das pessoas e que todas foram ouvidas.
A grande sacada é fazer com que os moradores tenham essa conversa em um ambiente que você pode guiar e orientar ao mesmo tempo que todos se sentem ouvidos.
Lembre-se que essa atividade deve ser realizada pelo menos uma vez por ano, mas pode ser feita a cada 6 meses.
Economia.
Com todos na mesma página, as economias começam a surgir com maior frequência. Como os moradores ajudaram a construir os objetivos e metas é muito mais provável que as metas sejam cumpridas.
Todos sabem qual será a recompensa no final e podem se sentir parte dos projetos, ainda que de forma indireta.
Quando todos concordam e o processo é democrático, você também tem mais liberdade e abertura para conversar sobre o tema e compartilhar as melhores práticas do condomínio.
Um condomínio que planeja junto, dá resultados junto!
Para fechar.
Boa parte do que fazemos no dia a dia não depende de dinheiro. Depende de atitude e comportamento.
Tratando esse assunto com seriedade você pode ter uma caminhada com mais tranquilidade e respeito, e eventualmente esta boa caminhada te levará até o condomínio perfeito!
Texto escrito por: Arnon Tillmann